Picanha Assada

Considerada por muitos a estrela principal de qualquer churrasco, mas que requer muitos cuidados na hora de ir para o fogo, afinal, você não quer estragar a expectativa de seus convidados. Antes de mais nada, é preciso que o fogo já esteja pronto, de preferência já com brasas e sem labaredas, para não queimar a peça de maneira desproporcional.

O segundo passo vai de acordo com a tradição do assador, se prefere usar grelha, ou espeto. Caso escolha a primeira opção, é recomendado que se deixe a grelha aquecendo no fogo, para que a picanha não grude quando for colocada.

Enfim, depois de colocar a picanha sobre a grelha, vamos selar o lado da capa de gordura e o lado que contém a carne, para preservar os líquidos internos, mantendo o sabor e a suculência. Quando ambos os lados estiverem selados, vamos salgar, usando o sal grosso, ou o sal de parrilla, fazemos assim para que a carne não absorva tanto o produto e fique salgada demais.

Feito isso, vamos retirar a carne do fogo e cortar os medalhões de picanha, aproximadamente com dois dedos de grossura. Durante o processo, você vai perceber que a carne estará totalmente crua por dentro, mas não se preocupe, a ideia é essa.

Com os medalhões separados, eles voltam ao fogo para que fique no ponto que mais lhe agradar. Nesse processo, salgamos a carne novamente, mas usando menos sal do que na primeira vez, apenas para dar o toque final.

Depois disso, é só tirar e servir para seus convidados. Lembre-se de cortar a picanha usando uma das facas SG, para ter mais precisão e leveza no corte. Se for para recomendar algum modelo, sugerimos a Picanheira.

Caso o assador opte por usar espeto, sugerimos cortar os medalhões com a carne ainda crua e espetar eles de maneira que a gordura fique na lateral, preferencialmente usando um espeto menos arredondado. Ao levar para o fogo, é recomendado que o espeto seja virado algumas vezes, para assar a carne de maneira igual nos dois lados, mantendo a suculência e o sabor da carne.

Gostou? Compartilhe!

Share on email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
PT EN ES