Cutelaria é pura arte. Hoje, tudo o que tenho e conquistei, foi graças à Deus e às facas que forjei e que continuo forjando. Sou muito grato e tenho muito orgulho de ser cuteleiro, profissão que me abriu portas para o Brasil e o mundo.

Maciel Weber Burtett .’.

empresa

Facas SG, a essência de um legado

Muito além da cutelaria, a SG Facas carrega em sua história o legado da família Burtett. Uma empresa centenária que tem sua vida forjada no fogo e no aço.

No Sul do Brasil, em meados de 1920 iniciou-se a produção de ferramentas agrícolas, com muitas dificuldades na época e sem energia elétrica , sob a luz do dia e do motor a diesel, o aço se moldava pela força do homem e o do trabalho. O meio de transporte utilizado eram cavalos para fazer a distribuição e vendas das ferramentas produzidas.

Com a chegada da energia em 1969 e com o passar dos anos, a quantidade de ferramentas produzidas foi crescendo, saindo de 15 ferramentas por dia,  para 100, porém sempre com o objetivo de jamais perder a essência de ser uma empresa familiar e artesanal. Sua estrutura física passou de 150m² para 2.600m², contando com equipamento de alta tecnologia, mas sem desprezar a bigorna e a forja centenária, que até hoje continuam sendo utilizadas na fábrica.

Atualmente este legado se encontra na terceira geração, com a SG Facas sendo liderada por Maciel Weber Burtett e sua esposa Vanessa Burtett. Aos oito anos de idade Maciel já acompanhava seu avô na forjaria, depois, junto de seu pai, continuou recebendo os ensinamentos e os segredos das diferentes técnicas para trabalhar com o aço. Com instinto empreendedor e visionário, aos 25 anos decidiu inovar e começou a produzir facas artesanais a partir de lâminas de serra.

A distribuição das facas passou a ser feita de carro, porém apenas um único modelo disponível para a venda. Mesmo com desafios, mas com muita coragem e um desejo latente de apresentar ao mundo a essência da tradição gaúcha, Maciel não desistiu diante das dificuldades. Testando novas estratégias, ele e sua esposa conseguiram fazer a SG Facas líder de vendas no Brasil de produtos artesanais da cutelaria.

Hoje, com centenas de modelos de alto padrão de qualidade, exporta seus produtos  para países da América Latina, América do Norte e Europa. Sendo pioneiros no uso da técnica com aço damasco, produzindo uma das facas mais desejadas mundialmente.

No coração da fábrica contamos com mais de cem colaboradores, imprimindo a sua competência e dedicação em cada produto da cutelaria, desenvolvido sempre com exclusividade pela SG Facas. Com legado que poucas empresas possuem, a SG Facas não poderia deixar de oferecer a seus clientes uma garantia dos seus produtos a altura desta história. Por isso, as facas possuem garantia vitalícia, pois são peças que vão passar de geração em geração na sua família.

Muito prazer, somos a SG Facas

Missão

Oferecer aos nossos clientes produtos geracionais que contam suas histórias. Além de uma experiência de prazer e satisfação.

Visão

Continuar sendo uma empresa forte no legado da sua história e em seus produtos, sem perder a inovação, qualidade e valor. Buscando sempre atingir novos continentes para ser a maior empresa de cutelaria artesanal.

Valores

Proteger a tradição familiar e relacionamento íntegro com nossos colaboradores, fornecedores e clientes.

PT EN ES